Ozias Gloria de Oliveira Yaguarê Yamã é Escritor, Ilustrador e Geografo formado pela Universidade de Santo Amaro - UNISA-SP. Nasceu no Amazonas em 1973, e morou por varios anos em São Paulo-SP, onde lecionou em escolas publicas e palestrou sobre tematica indigena e ambiental.
Atua como lider indigena do povo Maraguá, motivo pelo qual regressou ao Amazonas em 2004, com o intuito de lutar pelos direitos de seu povo e pela demarcação de sua terras no rio Abacaxis. Desde 2011 mora na cidade de Parintins, no Amazonas, onde leciona para o ensino medio em escola publica.
Como ilustrador, ilustrou seus proprios livros e de autores consagrados como Daniel Munduruku, alem de participar da exposição permente da famosa artista plastica Maria Bonomi, no Memorial da America Latina/SP, com duas obras em bronse.
Varios de seus livros foram selecionados pelo PNBE, alem de receber premios como o internacional The White Ravens (selecão da Biblioteca de Berlim/ Alemanha) com o livro Sehaypóri, o livro sagrado do povo Sateré-Mawé (editora Peiropolis) livro que tambem representou o Brasil na seleção da Biblioteca de Bolonha -Italia.
Pertence ao Nerarin - Nucleo de Escritores e Artistas Indigenas, filiado ao INBRAPI -Instituto Brasileiro para Propriedade Intelectual e é vice-coordenador da ASPIM - Associação do Povo Indigena Maraguá.
Casado com a tambem escritora Lia Minapoty, com quem tem um filho: Yaguarê. Alem dos meninos Kawê Irãg e Kenatiê Yago (filhos do primeiro casamento)